APRESENTAÇAO

O Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI), foi criado na UERJ, em 1994, no âmbito da Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais, sendo um núcleo associado a pós-graduação PPCIS. Trata-se de um núcleo dedicado a pesquisar e difundir as novas linguagens no campo dos registros etnográficos, com ênfase na linguagem audiovisual. É coordenado por Patrícia Monte-Mór

Este trabalho vem se desenvolvendo, nos últimos anos, a partir de diversas frentes: organização e publicação da revista Cadernos de Antropologia e Imagem, organização de um acervo de documentários de interesse etnográfico; organização de seminários e encontros; realização de cursos de formação audiovisual, assessorias a projetos e cursos; produção de vídeos etnográficos, através do Laboratório de Edição NAI/PPCIS.


terça-feira, 14 de junho de 2011

VIVA SAO PEDRO




Já está no forno uma nova produção, VIVA SÃO PEDRO, documentário realizado através do projeto "Ilha Grande: Manifestações e Imagens" coordenado pela professora Rosane Manhães Prado, realizado em parceria com o NAI e com financiamento da FAPERJ.
São Pedro é o santo dos pescadores e o padroeiro da praia da Longa (Ilha Grande, RJ), No mês de Julho esta pequena comunidade se organiza em mutirão para celebrar e agradecer a ele.
A festa da Longa é conhecida na região como a melhor festa da Ilha Grande, e conta com intensa programação, começando no sábado a tarde com a missa e a procissão marítima, seguida do leilão (com o propósito de arrecadar fundos para a manutenção da Igreja) e a noite se encerra com o forró até quase raiar o dia. No domingo acontece o torneio de futebol, onde times de várias praias da Ilha enfrentam-se numa acirrada disputa pelo troféu.
Para os que assistem, a Festa de São Pedro começa no sábado e termina no domingo, mas para os que organizam, a festa começa meses antes. Com uma semana de antecedência é preciso a colaboração de muitos para que ela aconteça “perfeitamente”.
A festa da Longa, mantém viva sua fama, mas está hoje bastante esvaziada. Existem inúmeras razões que apontam esta evasão. Desde que as fabricas de sardinha que funcionavam na praia foram desativadas, no final da década de 1970, a comunidade vem sofrendo uma crescente migração de sua população para o continente.
VIVA SÂO PEDRO é o registro da Festa da Longa realizada em 2008, desde os preparativos até os seus momentos finais. No decorrer dos acontecimentos nota-se além da importância do evento a crescente dificuldade que é apresentada aos moradores para a produção da festa.
Não é apenas a redução do número de habitantes na comunidade que dificulta a produção, a Praia da Longa tem hoje sua crença dividida entre a fé católica e a fé evangélica. O que faz muitos moradores que antes colaboravam e trabalhavam para fazer a festa acontecer, hoje não participarem da festa. E revela-se a instabilidade na continuidade desta tradição.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Debora Herszenhut e Mario Wiedemann

Orientação: Patrícia Monte-Mór e Rosane Manhães Prado

Montagem: João Gustavo Monteiro de Barros

Apoio: FAPERJ