APRESENTAÇAO

O Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI), foi criado na UERJ, em 1994, no âmbito da Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais, sendo um núcleo associado a pós-graduação PPCIS. Trata-se de um núcleo dedicado a pesquisar e difundir as novas linguagens no campo dos registros etnográficos, com ênfase na linguagem audiovisual. É coordenado por Patrícia Monte-Mór

Este trabalho vem se desenvolvendo, nos últimos anos, a partir de diversas frentes: organização e publicação da revista Cadernos de Antropologia e Imagem, organização de um acervo de documentários de interesse etnográfico; organização de seminários e encontros; realização de cursos de formação audiovisual, assessorias a projetos e cursos; produção de vídeos etnográficos, através do Laboratório de Edição NAI/PPCIS.


domingo, 18 de setembro de 2011

Balanço das últimas atividades do NAI 2011


As atividades do NAI nos projetos Antropologia Visual e Atelier ficaram mais voltadas para a organização do acervo de vídeos, atualização de mídias em DVD e assessorias diversas a projetos e cursos, fazendo uso de nossos títulos de Filmes Etnográficos esse semestre. Investimos também na participação de nossa produção documental em festivais de cinema (Regard Bleu, Suíça, por exemplo, para onde foi o filme Campo Cru). Em relação a Cadernos de Antropologia e Imagem, a novidade é que estamos buscando resgatar a periodicidade, colocando diversos números em produção, dentre eles um número dedicado a Fotografia, organizado pela Sylvia Caiuby Novaes (USP) e outro sobre o cinema do mestre Eduardo Coutinho, organizado por Eliska Altmann (UFRRJ) e por Patrícia Monte-Mór (NAI/UERJ).
Mudança de estagiários e paralização das atividades do Laboratório de Edição por questões relativas ao contrato do nosso editor João Gustavo, dificultaram alguns processos, como a continuidade de projetos de edição e finalização.
Boas novas temos prá contar. Com o apoio do PPCIS, teremos o nosso editor de volta e a ativação de projetos de edição que estavam agendados, a partir ainda desse mês de setembro.
Vem aí também a Mostra Internacional do Filme Etnográfico, que faz parceria com o NAI, doando filmes para o nosso acervo. Esse ano irá oferecer um workshop com Ângela Torresan, coordenadora do curso de Antropologia Visual da Universidade de Manchester, Granada Centre, Inglaterra. Fiquem atentos! Essa será uma ótima oportunidade para os interessados em antropologia visual.